30 março 2006

E nós, como faremos?

A propósito do CPE - contrato para o primeiro emprego - tenho seguido a discussão que se tem travado no Filtragens.
Reconheço que o tema é "quente" e que tem implicações diversas em função da perspectiva em que o abordamos e/ou da posição que ocupemos na relação de trabalho.
Tendo já discutido o tema em momentos e com pessoas tão diversas não consigo declarar-me abertamente a favor ou contra.
Por isso quero chamar a atenção para a análise feita por eins nos comentários, um dos mais brilhantes licenciados saidos da Escola de Economia da UM.
Rigor e racionalidade associados a uma clareza de escrita que raramente se encontram num economista.
Em contraponto, a TSF vai passar uma peça amanhã, 31.Mar depois das 19 horas, sobre os novos desempregados, com idade acima dos 40/45 anos.
Em determinado momento, ouve-se:
"Bati a muitas portas. Quando mostrava o BI diziam-me que era velho!
Num país que não é o meu, quando disse que tinha 45 anos, disseram-me que era um profissional com muita experiência. E acolheram-me!"
Eis a nossa realidade...

JL