15 abril 2005

Democracias(?) no Médio Oriente. O painel.

A nossa ilustre mesa no debate acerca dos regimes candidatos a democracia no Médio Oriente.
A qualidade das intervenções assegurou uma profundidade temática que regozijou os presentes. Aliás a mesa, pela voz do Prof. Dr. Azeredo Lopes, realçou a "agudeza intelectual" de escolha deste tema. Certamente terá inspirado os Oradores...



BSA

21 Comments:

At 16 abril, 2005 21:21, Anonymous Anónimo said...

estes comentários são para mim desculpas para uma sala que se encontrava infelizmente vazia.Na minha modesta opinião o tema não era tão apelativo como os outros dois sendo que até os convidados eram deveras mais fracos, não sei se se trata de falta de ideias,de falta de meios ou de competência, não sei...
Mas mesmo assim acho que a semana da Elsa foi claramente melhor do que as de anos anteriores e só espero que saibam aceitar as criticas tão bem como aceitam os elogios, porque é assim que deve ser um verdadeiro lider,um verdadeiro diplomata e em especial um aluno de Direito.

Porque ser de Direito é ser diferente. (como diz constantemente um tipo que aqui costuma escrever)

A propósito a viagem a Bilbau tá a correr bem?

JMk

 
At 16 abril, 2005 22:44, Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez parabéns à ELSA pela sua semana.
Concordo com JMK, quando afirma que de todas as conferências esta era a menos apelativa. Tanto mais que a problemática do médio oriente já havia sido analisado, se bem que por um prisma diferente, no dia anterior.
Já em relação à conferência do último dia acho que correu bastante bem, pelo menos os jornais locais mostraram interesse, publicando esse acontecimento.
Mas porque será que agoraeu sente tanta necessidade de criticar quem não esteve presente? Sente inveja deles? o facto de estarem poucas pessoas presentes perturbou a sua atenção ao ponto de conseguir saber que AEDUM não estava presente? É a AEDUM assim tão importante para agoraeu? Ou será que agoraeu teme de, alguma forma, a presença da AEDUM?
Já agora porque é a AEDUM chamada para o caso, não é o núcleo da ELSA da UM um organismo independente da AEDUM?
Julgo que se devia estar aqui a falar daquilo que foi a semana da ELSA, de como correu, do que se aprendeu.
Contudo, agoraeu acha bastante mais interessante criticar quem não esteve presente, insultando-os.
Porém, com uma coisa fico satisfeito, arrogância de agoraeu não o impediu de ver que ele jamais será considerado um timoneiro do futuro. Pena que inclua nesse "saco" aqueles que estiveram presentes na conferência a que tantos "culturalment medíocres e intelectualmente fracos" faltaram.
AT

 
At 16 abril, 2005 22:46, Anonymous Anónimo said...

Quando postam imagens do Guggenheim - Bilbao?

 
At 17 abril, 2005 00:36, Anonymous Anónimo said...

Meu caro AT,

penso que a questão colocada pelo AgoraEu sobre a AEDUM é até bastante pertinente, uma vez que, embora sejam organizações independentes (felizmente!!) deveriam ter o mesmo objectivo: promover o curso e a Escola de Direito. O que me parece que da parte da direcção da AEDUM (salvo raras excepções!!) não aconteceu. Este facto ganha ainda mais ênfase quando me recordo que, dias antes da semana da ELSA ter início, e a propósito de algumas questões práticas colocadas pelos organizadores da dita associação de forma a organizar o melhor possivel os eventos que teriam lugar dias depois, eu ouvi (na primeira pessoa!!) um dos membros da AEDUM questionar ironicamente "Quem é a ELSA?"... posto isto parece-me não ser necessário acrescentar mais nada sobre este rema!!
CCM

 
At 17 abril, 2005 12:42, Anonymous Anónimo said...

CCM,

Não concordo plenamente com o seu discurso no que concerne aos objectivos, se bem que os aceite.
Em relação ao que supostamente ouviu não vou fazer qualquer tipo de comentário, uma vez que eu de certo não estava presente. Pois existem várias ELSAS, imagine até CCM que há pessoas que se chamam Elsa e como tal a pergunta: "Quem quem é a ELSA" pode a ter sido essa e pode ter sido "Quem é a Elsa".
Por isso caro CCM perca essa mania da perseguição e deixe de transmitir, em primeira ou mais pessoas as conversas que ouve, não lhe fica bem, nem me parece de bom tom!
AT

 
At 17 abril, 2005 15:47, Anonymous Anónimo said...

Meu caro AT,

gabo-lhe o sentido de humor!!! Porque só fundado nesse argumento me parecem viáveis os seus pontos de vista sobre o assunto!!!! (ou quem sabe à sua má compreensão daquilo que escrevi - veja lá que eu até classifiquei o tom em que tal citação foi feita de irónico!!... mas se calhar era só uma tentativa minha de ocupar mais espaço ou então demonstrar conhecimento por uma nova palavra apreendida este fim de semana aquando da minha atenta leitura por esse livro fantástico que é o dicionário!!!)
Atentamente, CCM

 
At 18 abril, 2005 01:57, Anonymous Anónimo said...

Estamos quase nas 4000 visitas!
Obrigado a TODOS pela preferência.
PEDRO BARROS

 
At 18 abril, 2005 14:14, Anonymous Anónimo said...

É lamentável usar o nome "AEDUM" como bode expiatório para eventuais situações menos bem sucedidas...
Para aqueles que se esqueceram de fazer passar a folha de presenças na Semana da Elsa( ao que parece também já têm uma semana), fica aqui ressalvado que a AEDUM, como Associação representativa de todos os estudantes de direito e não só daqueles que pagam as quotas, esteve sempre representada pelos membros da sua Direcção.
Porque ser de Direito é ser diferente, convém ter a certeza das acusações erróneas e precipitadas que se fazem neste blog, que tem tido, por sinal, muitas visitas. Deixo desde já os meus parabéns!

P.S.: Para a próxima façam passar uma folha de presenças.

CrisSoPa

 
At 18 abril, 2005 15:43, Anonymous Anónimo said...

Acho que perante o trabalho efectuado pela ELSA e pelo sucesso das suas iniciativas fica claro que a questão não é "quem é a ELsa" mas "quem é a AEDUM".

 
At 18 abril, 2005 15:49, Anonymous Anónimo said...

Nos argumentos da AEDUM perante a sua ausência fica claro a imaturidade do seu staff e a enorme "dor de cotovelo" que tem.... trabalhem, há tanto para fazer pelos alunos de Direito.... mas se não querem trabalhar deixem os outros trabalhar em paz! A presença da AEDUM nas conferências não é de todo necessária, mas demonstraria que ambas as associações defemdem o mesmo "cliente". CRESÇAM

 
At 18 abril, 2005 18:58, Anonymous Anónimo said...

Caros anónimos;
Estas declarações : "quem é a elsa?", "quem é a AEDUM?"... Não sei o que estas pessoas querem, ninguém os perturba no vosso trabalho elsiano, vocês é que parecem perturbados pela presença (ou não) da AEDUM nas vossas iniciativas. O staff(?) da AEDUM é imaturo? Não sei quem será hipócrita e cínico no meio disto tudo. Se calhar a AEDUM é imatura,mas não tem esse tipo de comportamentos.
A AEDUM é imatura, mas porém, um grande trabalho já foi feito, pena os resultados não serem sempre visíveis. É que a AEDUM não é nenhum empresa organizadora de eventos, e os nossos associados não são clientes, são simplesmente associados, a menos que alguém esteja empenhado em transformar alguma associação em alguma sociedade comercial ou coisa do género.
Está claro para quem acompanhou os vários comments que a AEDUM é constantemente usada como um subterfúgio para desculpar certas e determinadas acções que possam eventualmente ter corrido pior. Nunca desejei que algo corresse mal à elsa, pelo contrário, espero que os 200 associados elsianos, que também fazem parte da AEDUM, sejam bem servidos, ainda que numa óptica de consumidores. Se calhar, os senhores que fazem esses comentários, em vez de utilizarem a AEDUM como válvula de escape, podem recuar alguns tempos atrás e utilizem as feitiçarias e figuras demoníacas ( como faziam as velhinhas da minha terra)para, essas sim, servirem como subterfúgio para os erros que não se conseguem admitir.
Parem com estas coisas de se maltratarem uns aos outros, não há necessidade. Nem vejo motivos para isto assim ser. Com certas tomadas de posição é que se denota a mediocricidade intelectual de que já por aqui se falou. Por muitos livros que se leiam, por muitos conceitos que se assimilem, de nada servem se não servirem para nos enriquecerem como seres humanos e, acima de tudo reispeitar a dignidade de cada um. Só assim é que se sai da mediocridade intelectual, melhorando a individualidade de cada um para contribuir para um amelhoramento da sociedade.
JAMC

 
At 18 abril, 2005 23:37, Anonymous Anónimo said...

Já que bastante gente anda com dúvidas, vou esclarecê-los:ELSA(European Law Student Association)AEDUM (Associação de Estudantes de Direito da U.M.). julgo que está explicado. O que é AEDUM,é o representante dos estudantes de Direito da U.M., o que é a ELSA, boa pergunta,pensei que representassem os seus associados mas pelos vistos representam também todos os alunos de direito.. Já devem ser duas... Quanto ao sr(a) AgoraEu perdeu aparentemente uma boa oportunidade para estar calado, ninguém menciona outra associação a não ser que dela tenha medo ou a considere muito importante, até porque nem era chamada ao assunto. Agora é pelos vistos parte do assunto, o que torna a AEDUM muito importante, vital mesmo, o que a AEDUM concerteza agradece pela publicidade. Triste...
Senhor(a) AgoraEu os meus pêsames pela infeliz intervenção, o que sinceramente leva a crer que já tentou, ou queria tentar e não conseguiu...
CDR

 
At 20 abril, 2005 02:19, Anonymous Anónimo said...

Caro AgoraEu,

Para saber onde está a AEDUM, deveria ter ido à AGEDUM (Assembleia Geral de Estudantes de Direito da UM) extraordinária que se realizou este mês e, desta forma, saberia onde está a AEDUM, o que tem feito e o anda a fazer...

SM

 
At 20 abril, 2005 18:57, Anonymous Anónimo said...

COLEGA JAMC,

Quem não tem trabalho!
Quem não tem ideias!
Que se candidata sem programa!
Quem não tem motivações para alem do estatuto!
Quem tem horizontes míopes!
Quem nada mais faz do que ameaças ou torneios de matraquilhos e de setas!!

Enfim… quem não tem obra para falar... fala da obra dos outros!!

Obrigado pela atenção…

Slot Machine

 
At 20 abril, 2005 20:14, Anonymous Anónimo said...

Para mim foi a melhor conferência!
É um tema complexo mas pertinente que está na agenda da UE e dos EUA!
De facto foi claramente a conferência com menos publico mas isso não diminui a sua qualidade!

slot machine

 
At 20 abril, 2005 21:24, Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez slotmachine fala do que não sabe, ou não quer saber.

 
At 21 abril, 2005 13:31, Anonymous Anónimo said...

Colega slot machine;
Há certas pessoas que se deveriam remeter ao silêncio. Parece que é o seu caso. Se alguém neste blog entrou no insulto gratuito, na ameaça, ou outro nome que tal que se possa dar às barbaridades que de quando em vez aqui se escrevem, posso dizer que eu não fui certamente. Nunca ameacei ninguém, ou nunca vi ninguém desafiar outrém a entrar em torneios de setas ou matraquilhos. Aliás, figura de matraquilho fazem certas pessoas que aqui escrevem na qual, devido ao teor da sua última intervenção, me obriga a inclui-lo no rol... Mas fique descansado, caro colega, faz parte de um grupo muito restrito, quase que diria uma pseudo-elite! Deve aspirar a algo que ainda ninguém atingiu,não sei a que figura é que gostará de ser comparado, nem quero imaginar! Devo dizer que quem fala como o senhor, deve ter um profundo conhecimento dos meandros da associação, tão profundo que se arrisca a sofrer de uma visão cónica, tão característica dos asininos! Deve arranjar outros pontos de fuga para as suas imaculadas vistas, senão arrisca-se a dizer que não há programas de candidatura, ideias, trabalho nem motivações!!! Proponho-lhe um desafio: fale do que conheça.

JAMC

 
At 22 abril, 2005 22:07, Anonymous Anónimo said...

Caros colegas, porque não limitarmo-nos aos factos? A Semana da ELSA foi um sucesso, foram atingidos altos patamares reconhecidos e elogiados por todos, julgo que nem os próprios membros da ELSA poderiam esperar tamanho sucesso e qualidade na semana que proporcionaram aos alunos de Direito, mas também a todos os outros (e foram muitos) que se mostraram interessados em assistir às conferências. De minha parte tenho apenas a dirigir os meus Parabéns a todos os membros da ELSA e a desejar a AEDUM que consiga essa tarefa àrdua de pelo menos igualar a qualidade dos eventos organizados pela ELSA pois isso permitiria a todos um grande orgulho na nossa Universidade e em particular no nosso curso..

Abraços,

T.R.

 
At 26 abril, 2005 17:19, Anonymous Anónimo said...

Suscitou-me a curiosidade o facto de este post estar com 23 comentários.
Expliquem-me uma coisa: não são as duas associações, ELSA e AEDUM, afectas ao curso de Direito? Será que não têm um ou outro objectivo comum?
A ausência em eventos deste género nem sempre significa desinteresse, muito pelo contrário. Por vezes acontece estarem salas cheias de gente que não está realmente interessada nos assuntos que se discutem.
Se as duas associações, pelo que aqui ficou denotado, não se dão bem, pelo menos respeitem a vontade dos alunos participarem ou não. Sejam eles ou não da AEDUM.
Eu, pessoalmente, não sei se alguma das associações cumpre os seus objectivos porque, se por um lado, me desloco raras vezes à UM, por outro, não sendo o meu curso, estou menos atenta. Contudo, para quê esta troca de insultos só porque a AEDUM não foi às conferências da ELSA? Eram de presença obrigatória?
Por mim, lamento muito não ter ido.
Deixo os meus parabéns à ELSA pelo sucesso, mas lamento que um dos seus membros se julgue tão superior às outras pessoas a ponto de as apelidar de "culturalmente medíocres e intelectualmente fracos".
Caro Agoraeu, ausência não significará, por certo desprezo.
E se, realmente, o objectivo das associações de direito é o curso em questão, penso que não faz sentido não trabalharem juntas. Independentes, parece-me bem, pois a ELSA é uma associação europeia e reger-se-á, penso eu, por estatutos diferentes, mas seria bom os objectivos em comum. Ou será que tanto uma como outra têm interesses mais elevados?
Olívia Santos

 
At 30 abril, 2005 02:59, Anonymous Anónimo said...

olivia santos!

1 dia eu explico-te as razões de tudo isto!

beijinho grande

samyroad99

 
At 02 maio, 2005 13:15, Anonymous Anónimo said...

Caro Samyroad99,

Ficarei ansiosamente à espera.
Olívia Santos

 

Enviar um comentário

<< Home